domingo, julho 23, 2006

Comentando



Soou como lamentável prova de incivilidade a troca de farpas entre Ronaldo – o Fenômeno e o Presidente Lula, no desdobramento da Vídeo- Conferencia realizada antes da Copa do Mundo, na ALEMANHA.
Esse fato fez-nos lembrar o ocorrido na Copa de 70, quando João Saldanha levou o Brasil a memoráveis vitórias e o então Presidente Médici veio a público pedir a convocação de Dario, o “Peito de Aço” e Saldanha, assim como Ronaldo, irritou-se e respondeu, pelos jornais:
“Na hora de escolher os Ministros, ele não me pede opinião, assim não aceito opinião dele, na hora de convocar os jogadores!”
Sem perda de tempo, o ditatorial presidente Médici mandou demitir Saldanha, convocar Dario e, para o lugar do técnico foi indicado o mais afável Zagallo.
Uma troca que deu certo pois, mesmo em Saldanha, foi o Brasil campeão no México, numa épica campanha.
A sorte de Ronaldo é que apesar de não ser um primor em matéria de etiqueta, a vocação democrática de Lula é inquestionável, tendo passado por vários testes, desde a ascensão política desse operário do ABC paulista.
Lula se desculpou através de uma carta e o episódio se encerrou, para alegria geral, especialmente para os fãs de Ronaldo que, em matéria de cordialidade no tratamento que sempre deu aos fãs e admiradores é inigualável!
Enquanto, entre nós, fica a sensação de que falhou a Assessoria do Presidente, também veio a certeza do grau de stress que se abateu sobre Ronaldo na luta diária que trava contra a balança.
Mas um episódio ocorrido aqui mesmo, em nossa Muriaé, vem demonstrar que os “gordinhos” não são assim sempre afáveis, sorridentes, generosos, alegres, como diz a lenda.
Ao buscarmos um documento numa das mais importantes repartições públicas da cidade, ouvimos a discussão, em voz alta, de dois funcionários, a respeito de Lula.
Referindo-se aos episódios lamentáveis da invasão do prédio da Câmara pelo MSLT, um dos funcionários acusava Lula de ter comandado a invasão enquanto outro defendia o Presidente.
A conversa se espalhou pelo salão e chegou a meus ouvidos que diante de tantas bobagens apenas comentei:
“Verdadeiramente Lula é horroroso mas, mesmo assim, está em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais! Imaginem se ele fosse bom...”
Lá, do outro lado da linha, no fim da fila, uma jovem senhora, daquele tipo que Nelson Rodrigues definiria como “a vizinha gorda e patusca, com nariz de cadáver”, encerrou a conversa com uma sentença inapelável:
“Há coisas que não entendo! O Lula jamais ganhará a eleição, porque só vota nele quem não tiver vergonha na cara!”
Silêncio geral, seguido de uma certa sensação de mal-estar, provocado por aquela reação inusitada...
Ao analisar o mal-humor da jovem e gorda senhora, compreendi a reação de Ronaldo – O Fenômeno e cheguei à conclusão de que ele, realmente deve estar com uns quilinhos a mais, apesar da luta contra a balança...