quinta-feira, maio 18, 2006

HISTÓRIAS DO MEU SERTÃO - CHICO MILITÃO E TIÇÃO

Chico Militão filósofo rural, jamais perdeu a oportunidade de rebater exageros verbais, de quem quer que fosse, com uma deliciosa e divertida mentirinha.
Um dia, lá pelos lados do Ciricúite, um sitiante contava as proezas de sue cavalo de estimação, um belo animal que só faltava falar!
Tanto se gabou o sitiante da inteligência do animal que Chico Militão se saiu com esta:
- Seu cavalo pode ser bom, mas o animal mais inteligente que conheci foi o Tição, meu cachorrinho vira-lata.
Quando saí de minha terra para tentar a sorte em São Paulo, tive que deixa-lo, recomendando a meus familiares que tratassem dele como se fosse gente da família!
De nada adiantaram os afagos! Tição foi definhando, definhando, até morrer de desgosto! Minha família deu a ele um enterro de primeira categoria e me comunicou o fato.
Ao receber a notícia, chorei muito e resolvi dar uma chegadinha até minha terra, para visitar o tumulo de meu amigo cachorro.
Qual não foi minha surpresa quando, ao me aproximar do tumulo, vi algo se mexendo sob a terra fria.
Abaixei-me, cavei com as mãos e, emocionado pude ver o rabinho de meu querido Tição, abanando, num último sorriso de despedida...
Este Chico Militão é fogo!