domingo, maio 21, 2006

HISTÓRIAS DO MEU SERTÃO - ZÉ PINGUELA E CADORNA

O meu amigo Zé Pinguela, morador do sítio da Barra Funda, em São Paulo, mandou-me comovente e verídica estória em que o personagem á uma saudosa cachorrinha vira-lata de nome CADORNA.

Entre Zé Pinguela e Cadorna havia muito mais que uma simples relação DONO/CACHORRO.

Para dizer a verdade, Cadorna parecia adivinhar os pensamentos do meu amigo e vice-versa.

Assim, quando Cadorna foi atropelada por uma carroça de burro, Zé Pinguela fez de tudo para salvar-lhe a vida. Infelizmente, nem a assistência do melhor médico do povoado dói suficiente par tal e Cadorna faleceu após uma semana de sofrimento.

Zé Pinguela deu à Cadorna um enterro de primeira classe, no pequeno cemitério da vila.

Três dias após o infausto acontecimento, meu amigo foi visitar o túmulo da cachorrinha e notou que alguma coisa se mexia, debaixo da terra.

Com as mãos, Zé Pinguela cavou um buraco e viu que o rabinho da Cadorna balançava, de lá para cá, saudando a visita do amigo.

Com lagrimas nos olhos, Zé Pinguela voltou a cobrir o corpo de Cadorna e hoje, vem nos contar esta estória, em homenagem àquela que foi, em vida e mesmo depois de morta, sua melhor amiga.

É isso aí.