domingo, maio 07, 2006

SOBRE CLÓVIS CRUZ

Se, dentre as pessoas que conhecemos, tivéssemos que destacar algumas, entre elas, com certeza, estaria CLÓVIS CRUZ, por uma série de fatores que iremos aqui destacar.
Eu o conheci em Miraí, quando ele dava importantes passos na carreira que abraçou, "com engenho e arte" inigualáveis!
Minhas primeiras lembranças de Clóvis trazem-me a figura de um jovem muito bem estruturado, com numerosa família em formação, exibindo umperfeccionismo sem limites, fator que contribuiu para fazer dele um expoente na carreira que abraçou, a Odontologia.
Tinha ele ficado amigo de meus pais e quando Clóvis resolveu deixar Miraí, mudando-se para Muriaé, certamente, todos ficaram tristes, na terra de Ataúlfo Alves.
Iniciando um novo desafio, começou ele a enfrentar novos obstáculos até que, um dia, ao receber uma notificação para fechar o gabinete dentário, ele nos procurou, juntamente com outros dentistas, para que eu os preparasse para o vestibular de Odontologia, de fim de ano.
O agravante, no caso dele é que Clóvis precisava, também, prestar exames supletivos de 1º e de 2º graus, antes do exame final.
Montamos um horário possível, com aulas de 2ª à 6ª feira no período noturno e, em tempo integral, aos sábados e domingos.
Uns três meses depois, como previsto, ele se submeteu aos exames de 1º grau, sendo aprovado em todas as matérias, com louvor!
Nos estudos preparatórios para o supletivo de 2º grau, Clóvis contou com o apoio de outros professores, ficando eu encarregado das Ciências Físicas e Biológicas e, para surpresa geral, ao fim do ano, além de ter sido ele aprovado nos exames supletivos de 2º grau, passou, com sobras, no vestibular de Odontologia, como era seu sonho e seu desejo!
De acordo com as normas, a partir daquele instante, cessou o risco de ver fechado o gabinete e, ao terminar o curso superior, sua família já estava praticamente criada.
O esforço que ele dispensou acabou sendo recompensado pois, como se sabe, o nome Clóvis Cruz se confunde com a história da própria Odonotologia mineira, pelo brilho de suas teses e pioneirismo de suas ações!
É comovente rememorar como ele conseguia conciliar uma Odontologia de 1º mundo com uma Odontologia Social, voltada aos mais necessitados, como raramente se vê, mesmo nos dias de hoje!
Tanto é assim que jamais soube de um só caso de alguém que, por motivos financeiros, não fosse por ele atendido!
Recordo também, como ele buscava ser "o melhor" em tudo, jamais se contentando com o 2º lugar!
Isto fazia parte de seu temperamento, um aperfeiçoamento que lhe deu o status de um dos maiores ícones da Odontologia nacional!
Somente quem teve o prazer de privar da generosa amizade de Clóvis Cruz é que pode avaliar a grandeza daquele espírito iluminado que, um dia, nos deixou.
Todos sentimos que, com a despedida do amigo, estávamos perdendo uma pessoa muito especial!
E ao saber que, para os filhos que o sucederam, havia ele deixado uma herança genética indispensável à continuidade de seu trabalho, só temos que agradecer a Deus e esperar que, para o bem da humanidade e o engrandecimento da Odontologia, possam eles viver por longos anos, conciliando as virtudes do saber com as da generosidade, atributos que fizeram de Clóvis Cruz, uma figura inesquecível!