domingo, maio 21, 2006

HISTÓRIAS DO SERTÃO - NEM TODAS AS LIÇÕES SE PARENDEM NOS LIVROS DA ESCOLA...

Engana-se quem pensa que o homem do campo, na suas simplicidade, não tem imensa sabedoria, capaz de surpreender até. Vou dar um exemplo:

- Dona Filomena cultivava um belíssimo dente de ouro, de que tinha muito orgulho. Ela sempre que podia, mostrava-o, no largo e franco sorriso.

Um dia, chegou ao povoado em que ela morava, um dentista recém-formado. Pois exatamente naquele dia, Dona Filomena, ao comer um pedaço de doce, engoliu o seu dente de ouro de estimação.

Assustada com o ocorrido, a procurou o jovem dentista que, diante do tal fato, ficou sem saber o que fazer. Foi quando um matuto, que estava ouvindo a história, pediu licença e falou aço Dona Filomena;

- É simples, minha senhora. Basta à senhora comprar uma PENEIRA.

Dona Filomena sorriu agradecida e foi para casa. No dia seguinte, lá estava ela de volta ao dentista, trazendo na mão o reluzente dente de ouro. o jovem, ainda sem entender nada, perguntou:

-E para que serviu a peneira?

Dona Filomena explicou: “Bem... é que, desde ontem tenho feito minhas necessidades fisiológicas em cima dela. Hoje de manhã, foi só dar uma peneirada e ali estava ele, o meu querido dentinho de ouro”.

O dentista se lembrou de que, realmente, algumas lições não se aprendem nos livros da Faculdade...