domingo, junho 11, 2006

EDITORIAL SOBRE DOM LUCIANO

Acontecimento importante a que a imprensa deu pouca divulgação foi, sem dúvida, a intervenção de Dom Luciano, da CNBB, na reunião anual dos Bispos, diante de muitas críticas que as ações sociais do governo vêm sofrendo, por parte da entidade.
Dom Luciano, depois de avaliar o “mea culpa” feito por muitos dos seus pares, recomendou que houvesse cobrança sim, mas que fossem reconhecidos os grandes avanços do governo Lula na parte social e que os programas de governo fossem analisados com mais tolerância, inclusive os de inclusão social.
Sem perder o tom moderado, Dom Luciano encerrou sua intervenção com a frase bíblica “quem não tiver culpa que atire a primeira pedra’”!
E, semelhante com o ocorrido na parábola, nenhuma outra voz se levantou pois todos os bispos sabem quais os motivos de a Igreja Católica estar perdendo, a cada dia mais fiéis.
Seria muito bom também, se a CNBB entendesse com clareza o significado do “daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” e, se precisar ela de uma ajuda na interpretação do texto, poderia recorrer a Leonardo Boff ou a Frei Cláudio Van Ballen.
Mas, como estes dois religiosos, muito humildes jamais seriam aceitos como “príncipes”, é bom que surja uma luz, como a de Dom Luciano, para iluminar o caminho dos cegos de espírito!