domingo, maio 28, 2006

COMENTANDO - SOBRE ANIMAIS E "ANIMAIS"

Espetáculos com animais amestrados, sejam em circos ou rodeios, estão sendo considerados desumanos e odiosos.
Não foi, pois, sem fundamento que passaram a ser proibidos em muitas cidades brasileiras, apesar de enormes pressões em contrário.
Se não bastasse, o argumento dos maus tratos é sabido que, no caos específico dos rodeios, nada os tem a ver com nossas raízes.
Inseridos no universo “country”, passaram a fazer parte de um grande negócio, que esmaga as manifestações mais autênticas da alma sertaneja nacional, em prosa e verso e na música!
Navegando nas mesmas águas turvas, o “sertanejo” cantado pelas famosas duplas, pode ser tudo, menos sertanejo!
A mídia reservou tanto espaço para tais manifestações alienígenas que nossas raízes musicais foram devidamente esquecidas.
“Misturando o romântico com o rock, a balada com o country, em muitas versões não declaradas de sucessos internacionais, a chamada ‘música sertaneja” teria mesmo que dominar o mercado fonográfico apesar da discutível qualidade vocal desses “caipiras do asfalto”.
E não venham nos dizer que existe boa qualidade vocal nesse novo estilo que, de sertanejo, só tem o nome!
Até mesmo a tradicional música mexicana, com seus ricos elementos cenográficos e seu belo timbre metálico, foi incorporada à cenografia de nossos principais grupos sertanejos...
Tais eventos, pródigos em belas dançarinas que evoluem no palco sob inspiração texana, carregam a fórmula do sucesso.
Espaço, para todos os tipos de manifestações culturais, é claro, devemos oferecer desde que as originarias de nossa terra não sejam abafadas, pois representam a alma do nosso povo.
Este fenômeno anda ocorrendo, infelizmente, condenando à morte lenta até mesmo o nosso rico folclore musical.
Se recordarmos o fim que levaram as nossas marchinhas de carnaval, mais sólido fica nosso argumento.
Quanto aos espetáculos circenses, torcemos para que a proibição de apresentarem animais selvagens seja estendida em todo o País.
Uma das cenas mais chocantes, dizem, é a do treinamento de animais selvagens, para espetáculos dessa natureza.
Em nossos corações, talvez a docilidade passasse a ocupar um espaço maior, caso viéssemos a respeitar mais os animais!
Certamente, uma medida assim não eliminaria o espírito sanguinário de parte de nossa espécie, mas o amor aos animais ajudaria a fortalecer os laços de solidariedade que deve existir, entre os humanos.
Especialmente se, no caso do descumprimento da lei, as autoridades não fossem tão permissivas quanto o foram, no episodio do publicitário Duda Mendonça, aquele que gosta de apostar em brigas de galos...
Romper as tendências atávicas que nos corrompem é um dos caminhos para o exercício da racionalidade e, por termos sido criados à imagem e semelhança de Deus, deveríamos ter, como primeiro Mandamento, o respeito a tudo que Ele, o Criador, nos deu como presente aos olhos, e ao coração, nesta nossa misteriosa viagem pelo espaço sideral, a bordo desta gigantesca Arca de Noé que, vista da lua, é simplesmente azul...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

9:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

10:37 AM  

Postar um comentário

<< Home