quinta-feira, maio 25, 2006

COMENTANDO - JOGOS OLÍMPICOS DA PRIMAVERA

Sabemos que muitos se lembram das vindas de Nelson Rodrigues a Muriaé, nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos da Primavera, por nós criados, na década de 60.

Ao imaginarmos os “Jogos”, contatamos Mário Filho, dono do Jornal dos Sports, do Rio, pedindo-lhe orientação a respeito do assunto.

Bastante solícito, ele nos enviou regulamentos e tudo o mais necessário à realização do evento e nos prometeu cobertura local do mesmo, através do seu jornal, razão pela qual resolvemos homenageá-lo.

Em agradecimento, o grande jornalista agendou uma visita a Muriaé nas cerimônias de abertura dos Jogos, mas, infelizmente, faleceu antes do dia previsto para a abertura.

Se o fato foi uma desagradável surpresa, mais surpreendidos ainda ficamos quando Nelson Rodrigues, irmão de Mário, nos avisou que viria a Muriaé, em substituição ao irmão, junto com D. Célia, viúva de Mario.

O nosso cerimonial tudo fez para receber com dignidade o ilustre visitante e seus acompanhantes e tudo ocorreu dentro da normalidade.

Quem não se lembra do grandioso desfile inaugural, com todas as escolas de Muriaé se fazendo representar, com motivos olímpicos, numa adesão integral aos Jogos, fato que deixou emocionados os visitantes?

Unindo-se a nós, todos os poderes públicos da cidade também se fizeram representar, tornando grandioso um evento que, por semanas, polarizou todas as atenções da cidade e das cidades vizinhas.

A presença do Jornal dos Sports, cobrindo os jogos e de parte da imprensa carioca e local, colocou nossa cidade em destaque, no País, como há registros que o tempo não conseguiu destruir.

Nas semanas seguintes, a cidade foi só festa, com grande presença de público em todas as competições, mesmo nas de atletismo e natação, feitas por vários locais, nas praças de esportes existentes ou improvisadas.

Tínhamos realizado parte do nosso sonho, plantando a semente da necessidade de termos, na nossa cidade, uma Praça de Esportes, capaz de abrigar também, competições de modalidades olímpicas de atletismo e natação, além das populares partidas de futebol, futsal, vôlei e basquete.

Os Jogos serviram também para dar a Muriaé uma dimensão que ela jamais havia experimentado antes, sendo motivo de artigos e de comentários elogiosos, na imprensa esportiva nacional.

Tão grato ficou Nelson Rodrigues que, nas edições seguintes dois Jogos, fez-se presente e nos tornamos amigos, para honra nossa.

Equivocadamente, ao transferirmos a realização das Olimpíadas para outras entidades, trocaram o nome das mesmas para Jogos Estudantis de Muriaé, realizado por muitos anos, ainda;

Quantas vocações, nascidas nos Jogos se materializaram, como a de Marco Aurélio Moreira, campeão mundial, campeão brasileiro e, várias vezes estadual quer como jogador como técnico renomado.

Unicamente os esportes e as artes permitem este tipo de ascensão e é nosso dever incentivá-los.

Esses tipos de atividades são intrinsecamente democráticos, ao contrário de outras que não nos cabe descrever agora.

Resta aos nossos governantes facilitar o desenvolvimento das artes e a prática dos esportes e alertar nossas autoridades para isto foi um dos nossooferecer esta condição para seu povo e, em especial, para nossos estudantes, de todos os graus!s objetivos, na criação dos Jogos Olímpicos da Primavera,

O nosso sonho só estará completo quando, especialmente no campo esportivo, Muriaé,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

10:37 AM  

Postar um comentário

<< Home